O último dançarino de Mao


.


No dia 22 de setembro, eu tomei coragem de finalmente assistir o filme “Mao’s last dancer” baseado na autobiografia homônima (Embora em português a mesma se chame Adeus China: O último bailarino de Mao) de Li CunXin. Eu ainda não tive a oportunidade de lê-lo, creio dessa maneira que minha análise não foi tão verossímil quanto tenho tentado fazer com as demais obras adaptadas para o mundo cinematográfico que tenho lido/visto.

Chi Cao não só dança magnificamente como também tem uma disciplina e leveza que encantam, além de um corpo estupendo. Não é como se eu tivesse algum conhecimento real sobre ballet embora já tenha feito ginástica rítmica desportiva quando mais nova, mas ainda assim, mesmo diante de olhos leigos é possível perceber a maestria, competência e profissionalismo. Não há muito que comentar da atuação, embora ela seja boa.

Enfim, é um bom filme que mostra um pouco a triste realidade chinesa na vigência do maoísmo - mesmo que esta seja nuançada pelo universo mágico da dança. Outro aspecto muito interessante é a luta de Li, muitas vezes contra si próprio para superar as amarras que lhe foram postas anteriormente, dando-nos assim um belo exemplo de esforço, superação e força de vontade.

Your Reply