Trecho do livro "Tambores de Angola", pág. 100-101


.

"Umbanda. Um mistério envolve de tal forma essa manifestação religiosa que se torna difícil para o leigo saber sua origem e seu significado. Seus rituais tornaram-se tão misteriosos que os brasileiros, com o seu misticismo natural, foram explorados por aqueles que nenhum escrúpulo tinham em relação à fé alheia. Mas essa não é característica da umbanda. Por todo lugar onde há o sentimento religioso, manifestam-se pessoas inescrupulosas, que abusam da fé alheia. Protestantes, católicos, espíritas, espiritualistas, esotéricos e também umbandistas não estão livres do comércio e do abuso das almas alucinadas. Mas, no Brasil - essa terra abençoada, onde as pessoas preferem julgar antes e, talvez, conhecer depois -, a umbanda, por se manifestar, na maioria das vezes, para aqueles possuidores de uma alma mais simples, de uma fé menos exigente, que os torna vítimas dos pretensos sábios e donos da verdade, recebeu uma marca, um rótulo, que, aos poucos, somente aos poucos, vai-se desfazendo. Isso ocorreu também devido às manifestações de sectarismo religioso, antifraterno e anticristão de uma minoria, o que gerou o preconceito contra os rituais da umbanda, seu vocabulário, suas devoções."
(Robson Pinheio pelo espírito de Ângelo Inácio)

One Response to “Trecho do livro "Tambores de Angola", pág. 100-101”

  1. Desculpe comentar algo que não tem nada a ver com o texto, mas tinha que passar aqui para te agradecer e mandar um abraço de SAUDADE daquela que foi a minha melhor turma de 1º ano, desde que iniciei minhas atividades como professor de Física! No momento estou fazendo mestrado em ensino de física, na UnB, e estou aqui numa correria pra terminar um trabalho para uma disciplina sobre o uso da computação no ensino: elaborar um site a respeito de alguma atividade de ensino de física. Que atividade eu escolhi como tema? A construção de foguetes de garrafa PET com propulsão a água e ar comprimido. Soa familiar? É... Pra mim também! Em meio ao meu desespero com esse trabalho, percebi que precisava de mais fotos sobre como construir cada peça da base de lançamento e dos foguetes... Foi quando me recordei: "Ei! Meus alunos fizeram excelentes sites e blogs sobre o assunto, repletos de fotos, vídeos e tudo mais!" Consultando minha base de dados, qual o site que me surgiu? H2OH... Parece familiar? Pois bem... Fiquei MUITO feliz de acessar o site e relembrar momentos que foram tão divertidos - e que refletiram muita aprendizagem, tenho certeza, sobre física e sobre a vida. Fiquei mais feliz ainda em ver que o blog está tão completo, mas tão completo, que poderei usar uma série de fotos - que não mostram o rosto de ninguém, tá? - para terminar o meu site e tirar um "notão" no meu trabalho de mestrado. Mas, em meio a correria, não resisti: segui uns links e procurei um blog seu ativo, para dar uma passadinha e agradecer! Agradecer a você por ter feito um trabalho tão bacana naquela época e pedir que, se ainda tiver contato com os colegas daquela época, divulgue esse mensagem para eles! Sinceramente, aquela turminha foi muito especial! A maneira como encararam aquele trabalho foi muito especial e motivadora para mim também, como profissional da educação. Senti saudade e curiosidade para saber como todos estão após tanto tempo! Será que seguiram os estudos? Entraram para a faculdade? Estão trabalhando? Ainda permanecem amigos? Se lembram de mim??? hehehe Enfim, muito obrigado, um abraço enorme a você e a todos daquele 1º D, fiquem todos com Deus!

    Carinhosamente,
    Prof. Marcos Rabelo - Física - CEM JK

    PS.: se realmente ler esse post, ficaria grato se me mandasse uma resposta por e-mail! =)

Your Reply